Quais as dificuldades de rodar um servidor de e-mail?

Por curiosidade, se eu quiser subir um servidor de e-mail em um VPS da digital ocean. Quais as dificuldades que eu teria?

De forma alguma é uma resposta completa, mas seguem algumas preocupações que você tem que ter:

  • Configurar corretamente um software que entenda sobre artifícios de segurança modernos como DKIM, SPF, etc;
  • Se preocupar com seu domínio e IPs fixos caindo em denylists, aprender a monitorar esses denylists mais respeitados (estão em constante mudança) para evitar cair em caixas de Spam;
  • Proteger bem o servidor contra usuários mal intencionados que vão aproveitar a reputação que construiu para enviar email marketing não solicitado;
  • Ter uma maneira de lidar com cadastros de IPs comumente utilizados para envio de spam, seja adquirindo outros ou limpando manualmente em contato com as empresas;
  • Ter acesso a IPs não residenciais e, idealmente, fora dos espaços comuns de IPs disponíveis em nuvens públicas, pois estes são mal vistos como saída de email pela maioria dos agentes mencionados anteriormente.
2 curtidas

@marcel0ll um post interessante pra dar uma visão de que tipo de problema pode ocorrer haha 37signals Dev — A Friday email incident

@marcel0ll olha que interessante:

https://twitter.com/wbetiago/status/1684737829430018048

1 curtida

Eu ainda devo animar um dia de rodar um servidor de email de novo. A sensação que eu tenho é que não deve ser tão difícil quando eu vejo uns posts assim.